topo
linha2

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Fotogaleria

 
» Home » Crónicas e Artigos » Rui Pedro Ávila » Rotas e Itinerários

 

Rotas e Itinerários

 

Há um prospecto que transmite uma excelente visão cultural e turística das nossas ilhas, produzido pela ADELIAÇOR e que está à disposição dos visitantes das Lojas de Produtos Açorianos em Lisboa. Devemos contudo referir, desde já e em abono da verdade, que quando o mesmo nos remete para o sítio da Internet: www.itinerariosculturais.com sentimos uma verdadeira frustração, nós e todos os outros que a tal queiram aceder, porque o mesmo ainda “está em construção” e, estamos a escrever meses depois de lançado este excelente veículo de divulgação da nossa cultura, memória colectiva e ruralidade bucólica e repousante. Mas confiemos que também este pequeno contratempo será ultrapassado e essa associação privada, sem fins lucrativos, que se propôs promover o desenvolvimento local – a Adeliaçor – das ilhas de São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo, da Região Autónoma dos Açores, continue a promover e a inovar na senda de novos caminhos que potenciem todas as nossas inúmeras virtualidades turístico-culturais.

É que o desafio de implementar seis itinerários temáticos: Vinho, Queijo das Ilhas, Faina Baleeira, Colonos e Corsários, Águas Férteis e Vulcões, não é tarefa fácil, mas concerteza que é um aliciante desafio para os seus promotores, já que estarão motivando, através de contactos personalizados, os potenciais Aderentes das várias rotas, através da apresentação do projecto e dos respectivos Regulamentos, por Rota, vinculando-os com documento bastante, de forma a deixar raízes estáveis para o sucesso futuro deste empreendimento.

E se foi anunciada a implementação de diversas acções, designadamente em termos de comunicação e imagem e na produção de roteiros, flyers, material de merchandising e na elaboração do tal “sítio” a que acima me referi, é-nos grato relevar o último e não menos importante propósito ao seu pleno êxito e este dos mais necessários – esperamos que já tenha tido início – a realização de uma acção de formação destinada a potenciais guias para as rotas turísticas temáticas a implementar no âmbito da candidatura ao Vector 2, Rotas Turísticas Temáticas, descentralizada pelas 5 ilhas e visando qualificar e capacitar os guias turísticos com formação específica em turismo temático, valorizando-os no acompanhamento dos visitantes desses itinerários culturais, de forma organizada e informada.

Não só os transportes, marítimos ou aéreos, nos devem preocupar, porque todos os vectores que enformam o produto turístico das nossas ilhas são importantes e este, de agora em diante, será um dos mais marcantes, desde que devidamente enquadrado por esses técnicos com formação específica, devidamente contratados pelos agentes turísticos que operam nas nossas ilhas, seja na recepção dos grupos de excursionistas, seja na elaboração dos pacotes turísticos com abrangência nestas ilhas da esfera tutelar da Adeliaçor…

E sobre rotas e itinerários, deixo-vos como memória reflexiva, um pequeno mas evocativo texto do amigo José Augusto Soares, publicado em 24 de Março de 2007, no seu “blogue” http://casteletesempre.blogspot.com sob o título De dois em dois “Quantos desceram apressadamente, de dois em dois degraus, esta escadaria para rumar à baleia? Largando tudo o que estavam a fazer, ouvido o foguete, correndo, na ânsia de chegar primeiro. A soldada esperada, a companha reunida, a "Rosa Maria" com o motor já a trabalhar, roncando. Estes degraus fazem parte, por inteiro, do património baleeiro das Lajes. Seria conveniente não o esquecer e dar-lhe um aspecto digno que está longe de ter. Cada degrau, cada uma daquelas pedras, tem muitas histórias de heróicas vidas para contar.”… Como os últimos baleeiros são cada vez menos, são esses guias, devidamente elucidados sobre a faina da baleação, que as terão de saber contar…

Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007